Treinamento de prevenção e combate a incêndio

· 3 min read
Treinamento de prevenção e combate a incêndio

O curso NR10 é voltado para o público em geral ou para quem busca informações atualizadas sobre temas como eletricidade e segurança do trabalho. Também para quem está a iniciar a procura de uma especialização em eletricidade e instalações elétricas. Este curso é recomendado para quem busca uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, pois normalmente é oferecido apenas por empresas especializadas em consultoria de negócios.

  • Portanto, o projeto de incêndio garante que as legislações locais sejam respeitadas e permite que a edificação possua autorização para vir a funcionar promovendo a segurança de seus usuários.
  • Logo, as empresas devem manter os registros de todas as medidas de segurança contra incêndios implementadas e os funcionários devem ser treinados regularmente sobre como lidar com situações de emergência relacionadas a incêndios.
  • A terceirização deste tipo de serviço diminui os custos iniciais e manutenção em comparação com a contratação de trabalhadores permanentes.
  • Extintores de incêndio e saídas de emergência bem posicionados podem salvar vidas e evitar até o maior comprometimento de toda estrutura em caso de fogo.

Além de trabalhar com equipamentos de alta performance, capazes de detectar chamas ou o aumento de temperatura fora dos padrões, temos o diferencial de um software exclusivo. Utilizando a tecnologia como aliada na detecção e alarme de incêndio, a nossa aplicação permite o monitoramento de todos os sistemas 24h por dia. Já o termo “combate” são ações para minimizar ou extinguir algo, geralmente destrutivo. Graças ao avanço tecnológico no passar dos anos, mudanças nas legislações e a obrigatoriedade de sistemas instalados, inúmeras medidas de segurança e prevenção vêm sendo estudadas e melhoradas, e com a SKYFIRE não é diferente. Por isso, reúna a sua equipe periodicamente para debater sobre os tipos de incêndios, as medidas preventivas, o PPCI e muito mais.

Por fim, uma equipe deve realizar uma visita técnica para avaliar se as medidas sugeridas no projeto técnico funcionam adequadamente. Assim, com a implementação, o Corpo de Bombeiros deve ser chamado ao local para realizar vistoria e então liberar o funcionamento. Para um projeto de qualidade, busque a ajuda de profissionais capacitados e habilitados junto ao conselho de engenharia para realizar o seu projeto de forma segura, garantindo a segurança e legalização do seu estabelecimento. Diante do exposto, ao clicar na afirmação “li e concordo” você estará consentindo expressamente sobre o tipo de coleta, uso, armazenamento e tratamento aplicados aos seus dados pessoais nas ferramentas Verde Ghaia descritas neste termo de uso.

  • Mas, atrelado ao plano de prevenção, deve existir também o plano de combate a incêndio.
  • aplicados para a proteção da sua privacidade.
  • Dessa forma, antes que o Corpo de Bombeiros chegue ao local, o grupo cooperante já começa a desobstruir a área, ajuda a evitar o pânico e pode até manter o controle da situação até a chegada do socorro oficial.
  • Para ser eficaz, a sinalização de emergência deve avisar os riscos existentes, direcionar as ações de combate e auxiliar a localização dos equipamentos assim como as rotas de saída para abandono seguro da edificação em caso de incêndio.

Para fechar com chave de ouro a lista com os quatro equipamentos de combate a incêndio que não podem faltar no seu ambiente, está a mangueira. Esse dispositivo facilita a ação dos bombeiros, já que através dela fica mais fácil chegar a área de risco e apagar o fogo com rapidez e agilidade. Formado por sensores espalhados em diversas áreas da empresa, o sistema de proteção contra incêndios deve disparar um alarme sonoro em caso de necessidade. Outros equipamentos integrados, como o rociador de incêndios (sprinklers), podem ser acionados automaticamente. Por exemplo, para a prevenção de acidentes provocados por incêndio é preciso que as edificações sejam construídas de forma tal que ofereça total segurança para os seus ocupantes. Para essa situação, foi criada a NBR 14432, que em uma situação de incêndio não haja problemas na estrutura do prédio.

Normas Para Saídas De Emergência

A NR10 é de suma importância para o profissional de elétrica, pois o domínio de suas diretrizes amplia a possibilidade de vagas no setor.  A5S Laudos e Engenharia manutenção periódica , uma sobrecarga causou um curto-circuito na parte baixa do prédio que, tendo condições precárias de segurança, se alastrou rapidamente. O Joelma não possuía estrutura de suporte necessária para pouso de helicóptero, nem escadas de incêndio, impossibilitando o mesmo recurso. O contato com substâncias inflamáveis pode causar incêndio em grandes proporções e já foi protagonista, inclusive, em grandes incêndios trágicos no Brasil. É importante se certificar que o índice de luz nos ambientes de trabalho sejam seguros e estejam adequados para não serem fator de contribuição para possíveis acidentes.

O que é a norma NBR 15219?

Esta Norma especifica os requisitos e procedimentos para a elaboração, implantação e manutenção de um plano de emergência contra incêndio, para proteger a vida e o patrimônio, bem como reduzir as consequências sociais e os danos ao meio ambiente.

Qual a importância das medidas de prevenção e combate a incêndio?

A prevenção de incêndio também é fundamental para garantir aos colaboradores um ambiente de trabalho seguro. Além disso, a empresa pode responder processos diante de acidentes graves, como mortes e invalidez.